quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Do Poker para o Forex

Este é o meu segundo Post sobre como estou a fazer a minha transição do Poker para o Forex. 

Há algum tempo tive uma experiência de negociação no mercado bolsista, mas com Acções, a coisa até pareceu ter pernas para andar, mas com a minha evolução no Poker e com os horários do mercado bolsista não dava para estar em 2 lugares ao mesmo tempo.

Agora que o poker está "parado" decidi voltar a apostar em algo que me despertou um grande interesse, mas aí as dúvidas surgiram. Por onde começar? Esta era a dúvida que mais me assombrava.

Assim cheguei ao FOREX que realmente colmatava algumas falhas das "Acções", ou seja, mercado aberto 24 horas, possibilidade de começar com conta Demo sem riscos e até a possibilidade de obter algum $ de banca inicial apenas por me inscrever em determinado "Broker". 

Começou assim a minha aventura, iniciei com algumas contas "demo" mas depressa fiquei aborrecido, pois o entusiasmo de uma conta demo é Zero. Procurei, então, um "Broker" que me desse algum capital inicial para começar a negociar. Abri conta na Plus500, dão 25$ de banca inicial para começar a negociar, mas a minha falta de experiência levou a conta à falência em 2 dias!!!

Como eu costumo dizer em relação ao Poker, devemos estudar sempre, mas, quando a coisa corre mal não devemos desistir, apenas devemos estudar ainda mais e foi isso que eu fiz. 

Procurei livros, artigos, vídeos, fiz a mesma preparação que fazemos para jogar Poker, e tal como para o poker, não falta lixo na Internet!!!

Mas também encontrei algo realmente útil, posso dar o exemplo do site http://www.babypips.com/school que tem um curso bastante intensivo acerca do Forex, desde o mais básico até às técnicas mais avançadas. É um programa extenso, mas que nos deixa com uma fome de saber e de procurar mais e de colocar todo aquele conhecimento em prática. 

Decidi apenas usar "Brokers" com o programa Metatrader 4 que, na minha opinião, é o melhor programa para negociação forex. Quase todos tem esta opção mas, por exemplo a PLUS500 não, utiliza um programa mais simples, e por isso muito incompleto. 

Procurei mais "Brokers" que me dessem capital inicial e vocês vão reparar que são centenas deles!! Alguns oferecem 5$, outros 50$ e até 100$!!! Quando a esmola é grande o pobre desconfia... depois de ler alguma reviews  optei pela XM, que dava um bónus de 30$ não convertível em dinheiro, mas todo o capital ganho com esses 30$ era possível efectuar o levantamento a partir de 60$. 

Existem milhares de Brokers, uns mais confiáveis que outros, não vou entrar aqui em discussão, mas os que eu falarei são alguns testados por mim e sem qualquer tipo de problema. 

Após fazer a inscrição na XM e enviar os documentos comprovativos de morada e identificação o dinheiro ficou logo na conta. Baixei o programa Metatrader4 da XM e agora?

Vou deixar aqui um manual em video do metatrader 4 da XM  https://www.xm.com/tutorials

Comprar ou vender? Quando comprar? Qual a margem de risco que quero investir em cada trade?
Tal como no poker existem determinadas variantes que nos vão levar para jogo, ou a fazer fold, no forex apenas as variantes mudam, o estilo de jogo mantém-se!

O post já está a ficar demasiado longo e não é isso que eu pretendo. Oficialmente farei uma entrada no blogue por semana mas, ocasionalmente, poderão ser mais. 

Um grande abraço
Tiago Cardoso


Sem comentários:

Enviar um comentário